Inicio

Sono

Sono Noturno
Um dos maiores problemas para uma nova mãe, sao as noites mal dormidas nos primeiros meses de vida do bebe.
A Encantadora de Bebes sugere o ínicio da mamada dos sonhos para ajudar o bebe a dormir por mais tempo. E realmente funciona! O bebe vai aprendendo a dormir cada vez por mais tempo até que começa a acordar somente de manhã.
Essa mamada deve ser dada com o bebe dormindo (devemos tirar o bebe do berço com muito cuidado para que ele nao acorde) e entre 22:00 e 23:00 horas. Nunca depois das 23:00hr.
Segundo o livro, o bebe estará tão relaxado que não precisamos coloca-lo para arrotar. Mesmo assim sempre deixei minha filha em pé por pelo menos 15 minutos após a mamada.

Com um de nossos bebes, que esta com quase 6 meses agora,comecei a mamada dos sonhos quando ela tinha 4 semanas e logo de íncio ela já começou a dormir até as 5:00 da manhã e aos poucos foi estendendo até chegar as 8:00hr (com mais ou menos 2 meses)

Com outro de nossos bebes, já começamos na segunda semana de vida e com 7 semanas já dormia a noite toda até as 7 da manhã


Além da mamada dos sonhos, a encantadora sugere o sistema de "encher o tanque" que significa que você deve aumentar a ingestão do bebe nas duas últimas mamadas fazendo um intervalo de 2 horas apenas.


Ritual do Sono
O Ritual do Sono é muito importante para o bebe saber que já esta na hora de dormir. O Ritual serve para indicar para o bebe que está na hora de dormir. São pequenas coisas que devem ser repetidas todas as vezes que voce o coloca para dormir. Tanto nas sonecas (o Ritual pode ser mais curto) quanto na hora de dormir a noite.
Nosso ritual básico é entrar no quarto, já em silencio ou falando bem baixinho sem agitar o bebe. Fechar a cortina, colocar uma música de fundo, colocar o bebe no berço com sua fraldinha e chupeta. Depois de poucos minutos eles já estao dormindo (sozinhos!!!!)
Esse ritual funcionou com nossos 3 bebes e eles continuam entendendo quando é a hora de dormir!
No ritual da noite também acrescentamos o banho que ajuda a relaxar e preparar o bebe para o sono.

É importante agir assim que o bebe mostra sinais de que está cansado (bocejo, esfregar os olhos, irritacão, esconder rosto no seu ombro ou pescoço) e nao perder essa "janela do sono". Mesmo que o bebe não demostrar ainda os sinais, já diminua o ritmo das brincadeiras, tire os brinquedos de perto e já começe a falar mais devagar. Fazendo isso a maioria dos bebes comeca a demostrar o cansaço pouco tempo depois.

É importante que antes do horário de dormir a criança tenha a menor estimulação possivel, por isso evite TV, Computadores, brinquedos coloridos e sonoros demais.


Sonecas
Nas sonecas é muito importante que voce não deixe seu bebe dormir mais que 2 horas seguidas para não atrapalhar o sono noturno. Além disso a crianca começa a perceber a diferença entre dia e noite quando voce a acorda para mamar. A noite você não deve acorda-la, ela é que deve "pedir" para mamar.
As sonecas são muito importantes para o desenvolvimento do bebe. Nem sempre as sonecas sao fáceis de administrar. Alguns bebes dormem mais fácil e mais tempo que outros. Outros parecem não conseguir sair da primeira fase do sono que acontece depois de 40-45 minutos. Isso pode acontecer porque a crianca está super estimulada ou também porque não percebemos seus sinais a tempo e a colocamos tarde demais para dormir.
A Encantadora usa alguns métodos para prolongar a soneca do bebe.


Acordando durante a noite
Se voce está numa boa rotina e monitorando as mamadas do seu bebe, conseguirá identificar melhor se o despertar noturno do seu filho é fome ou ele está criando um hábito. Uma dica é colocar a chupeta , se o bebe já se acalmar e voltar a dormir, nao alimente-o. Se ele nem com a chupeta se acalmar, coloque o seu dedinho em sua boca, se ele comecar a sugar tem uma grande chance de ser fome. Nesse caso, alimente-o. Nas mamadas noturnas, nao acenda a luz, somente um abajur ou a luz do corredor. Mantenha o minimo de conversa com o bebe e não o desperte ainda mais com brincadeiras, etc. Depois da mamada já o coloque para dormir novamente. Assim ele irá se acostumar que noite é para dormir e não para brincar.
Se você desperta muito o bebe durante a madrugada e fica brincando, conversando, etc. O bebe achará que é "normal" acordar naquele horário e comecará a ter o hábito de acordar a noite.
Um indicio de que o bebe está criando um hábito é quando ele acorda sempre mais ou menos no mesmo horário. Num pico de crescimento que o bebe pode voltar a acordar durante a noite, os horários serão irregulares e voce notará também que ele estará fazendo uma mamada completa, ou seja mamando a mamadeira inteira/ou o mesmo tempo no peito, o que normalmente mama durante o dia. Se o bebe mamar só um pouquinho, é porque está criando ou já criou um hábito. Tente confortá-lo de outra forma, com a chupeta, ou com o metodo do shhh/tapinhas ou PU/PD.


Paternidade Acidental
A Encantadora de Bebes, define como "Parternidade Acidental" os erros comuns que fazemos para que o bebe adormeÇa. Seja no desespero ou por puro hábito, esses "erros" começam a ser o que ela chama de acessórios e o bebe se acostuma tanto com isso que não consegue dormir mais sem isso.
Alguns exemplos de Parternidade Acidental: